Duvidas Frequentes

Essas são as perguntas que frequentemente recebemos.

Concreto é composto por cimento, brita, areia, aditivos e água. Estes materiais são misturados e passadas 2 a 3 horas após a sua aplicação na obra reagem quimicamente formando uma peça única e resistente.
Traço de concreto é a pré-definição da quantidade e qualidade de cada material que se utilizará na usinagem do concreto. Cada tipo de concreto possui seu traço específico e antes de ser utilizado na obra é atestado em laboratórios por profissionais de engenharia.
Os materiais que compõem o concreto são pesados separadamente em balanças automatizadas e aferidas por empresas certificadas pelo INMETRO, isso quer dizer que a dosagem dos materiais é realizada de forma criteriosa e sem possibilidade de falhas pela usina de concreto. Após pesados, os materiais são direcionados, por meio de uma correia transportadora, para dentro de um caminhão betoneira e assim misturados para seguir até a obra.
A sigla FCK vem do inglês: Feature Compression Know, a tradução mais adequada é Resistência Característica do Concreto à Compressão. Sua unidade de medida é o Mega Pascal (MPa), lembrando que de acordo com as normas da ABNT 6118/2014 o concreto deverá ter a resistência contratada quando chegar aos 28 dias de idade.
Concreto é composto por cimento, brita, areia, aditivos e água. Estes materiais são misturados e passadas 2 a 3 horas após a sua aplicação na obra reagem quimicamente formando uma peça única e resistente.
SLUMP TEST, também conhecido como Ensaio de Abatimento de Tronco de Cone, é um tipo de ensaio feito para testar a consistência do concreto, quanto maior o resultado do slump, maior será sua fluidez. Esse ensaio garante que a trabalhabilidade indicada pelo projetista encontra-se em harmonia com as peculiaridades de cada concretagem como o correto lançamento e adensamento do concreto.
Caminhão betoneira é utilizado para transportar os materiais da usina até a obra. Ele é guarnecido de um balão que gira sob seu próprio eixo, ao girar, mistura os materiais transformando-os em uma massa homogênea.
Isso depende da particularidade de cada obra. A bomba é recomendada para aquelas obras em que o concreto não pode ser diretamente despejado pela betoneira no local da concretagem, por exemplo: obras que possuem difícil acesso, altura elevada e muito distantes como grandes pisos.
Molhe bastante o local que receberá o concreto; Certifique-se que o local da obra está totalmente preparado para receber o concreto; Amarre bem as mangueiras e fios junto a estrutura da obra, isso impedirá que elas boiem; Certifique-se que os locais que receberão o concreto deverão estar integralmente molhados, limpos, nivelados e com as juntas bem vedadas para evitar a perda (fuga) de concreto; Providencie areia e cimento para lubrificação da bomba caso o concreto seja bombeável, bem como ferramentas auxiliares para a concretagem como enxadas, pás, desempenadeiras, dentre outros; Verifique se o escoramento de laje ou similares deverá ter estrutura capaz de suportar uma sobrecarga mínima de 400kg/m² durante a concretagem; Tenha sempre pessoal suficiente para nivelar o concreto, conferir o escoramento, limpar o local da obra e a sujeira proporcionada na rua; Prepare uma lona ou caixote para despejo do concreto que ocasionalmente resta na bomba e suas tubulações; Deixe o telefone descrito no contrato ligado. Sendo o concreto material perecível, não será enviado concreto sem confirmação do cliente.
É indispensável que o responsável pela obra acompanhe a galga do concreto, este procedimento evitará a falta ou sobra de concreto, ferragens a mostra, poças de água, mangueiras a mostra, sobrepeso na estrutura, dentre outros problemas ocasionados pela oscilação da espessura; Tenha pessoal suficiente para nivelar o concreto espalhado.
É indispensável que alguns procedimentos após concretagem sejam realizados, para isso foi desenvolvida uma cartilha para lhe ajudar nessa hora tão importante para o concreto. Faça o download clicando aqui.
É indispensável que alguns procedimentos após concretagem sejam realizados, para isso foi desenvolvida uma cartilha para lhe ajudar nessa hora tão importante para o concreto. Faça o download clicando aqui.
Recomenda-se que a desforma seja feita aos 28 dias e para casos excepcionais deve ser consultado o projeto de fôrmas.